cabelos

Cauterização Capilar – em casa!

A Cauterização capilar, que também é chamada de queratinização capilar é um tratamento que entra na fase de Reconstrução do Cronograma Capilar e tem o objetivo de repor os aminoácidos perdidos devido a processos químicos (coloração, descoloração, alisamentos) ou físicos, como exposição à altas temperaturas (secador, chapinha ou ambiente).

Leia sobre Cronograma Capilar nos posts:

CRONOGRAMA CAPILAR – COMO FAZER

CRONOGRAMA CAPILAR – COMO IDENTIFICAR DO QUE O CABELO PRECISA

É possível realizar esse procedimento em casa, com alguns produtos que podem ser encontrados facilmente em lojas de cosméticos.

Os produtos necessários para fazer a Cauterização capilar são:

  • Shampoo antirresíduos, shampoo transparente ou para cabelos oleosos que realize uma boa limpeza e abra as cutículas dos cabelos para melhor penetração dos ativos.
  • 15ml de queratina sem enxágue – pode ser líquida ou em gel.
  • 10ml de protetor térmico.
  • 10ml de dexpantenol solução (o famoso bepantol ou de outra marca) – Esse item é opcional, mas recomendo muito que use!
  • Secador e Chapinha.

Passo a Passo:

Lave os cabelos com o shampoo antirresíduos (leia o rótulo do seu shampoo, algumas marcas indicam lavar 2 vezes). Se não tiver o antirresíduos, use um shampoo transparente ou para cabelos oleosos que tenha um bom poder de limpeza, aplique no cabelo, enxágue e repita.

Retire o excesso de água com a toalha.

Misture a queratina + protetor térmico + dexpantenol. A quantidade acima é uma média, dependendo do tamanho do cabelo, faça mais ou menos respeitando a proporção.

Aplique nos fios mecha a mecha e deixe agir por 15 minutos.

Seque os cabelos com o secador e passe a chapinha para selar as cutículas dos fios e ativar a queratina. A queratina precisa de fonte de calor para aderir ao fio.

Lave os cabelos após 48h.

Na lavagem, utilize um shampoo suave e uma máscara de preferência nutritiva, mas pode ser de hidratação, para deixar os cabelos mais macios. Não use máscara reconstrutora depois desse procedimento, para que o cabelo não fique com excesso de queratina, o que pode levar até a quebra dos fios!

Importante:  Já vi em outros grupos e blogs a indicação de usar máscara após o shampoo e só depois aplicar a misturinha com a queratina. Acontece que se usar a máscara, as cutículas dos cabelos serão fechadas e os aminoácidos da queratina não terão uma boa penetração nos fios. O ideal é aplicar a mistura logo após o shampoo, enquanto as cutículas estão abertas, para que o tratamento seja mais efetivo.

De quanto em quanto tempo fazer a cauterização?

Como esse procedimento é uma etapa da Reconstrução, a regra é a mesma: 1 vez a cada 15 dias para cabelos danificados ou 1 vez por mês para cabelos com poucos danos.

Resultados:

 Os fios ficam mais fortes e encorpados por causa da reposição de aminoácidos. A queratina deixa os fios com mais brilho.

Os cabelos ficam alinhados e dá a impressão de que estão mais lisos, porque as cutículas são seladas, mas esse efeito termina depois que lavar os cabelos.

É normal os cabelos ficarem mais rígidos (por causa da queratina), por isso indico usar uma máscara capaz de doar maciez aos cabelos após as 48h.

Quem está com os cabelos elásticos por causa de luzes ou outras químicas pode fazer?

Não se pode usar chapinha quando os cabelos estão elásticos, com aquele efeito “chiclete”. A chapinha é importante para conduzir calor e “ativar” a queratina, mas em um cabelo elástico ela é extremamente prejudicial. Nesse caso, indico fazer a cauterização a frio.

Leia:

CAUTERIZAÇÃO CAPILAR A FRIO

Outra coisa que impede de quem está com o cabelo nesse estado realizar esse procedimento é o uso do shampoo antirresíduos que pode provocar ainda mais quebra.

Esse procedimento já me salvou algumas vezes e por mais que o processo seja demorado e utilize vários produtos de uma vez, sai muito mais barato fazem em casa e entrega um resultado maravilhoso aos cabelos. Se fizerem, me conte aqui nos comentários ou nas redes sociais do blog, vou amar saber!


Te convido a conhecer e curtir a página do blog no Facebook: https://www.facebook.com/bemmequeroblog e no Instagram: @bemmequeroblog https://www.instagram.com/bemmequeroblog e fique sabendo sempre que tiver resenhas e posts novos!

Comente com o Facebook


Deixe o seu comentário!