cabelos

Como recuperar cabelos elásticos e porosos

cabelos-porosos-bem-me-quero

Esse post eu já pretendia fazer, é um assunto que eu tenho muita experiência para contar… aí essa semana eu dei de cara com o sofrimento de uma amiga e prometi que ia passar algumas dicas e minha experiência, então vou dar uma resumida no assunto nesse post!

O que é um cabelo elástico?

É mais fácil perceber que um cabelo está elástico quando ele está molhado, ele fica mole, e quando estica parece que vai quebrar todo, fica parecendo “chiclete”.

Muitas vezes, como no meu caso, quando o cabelo está seco a aparência é de um cabelo poroso, você passa mão e sente toda aquela aspereza.

cabelos-danificados

Por que o cabelo fica elástico?

O cabelo fica elástico quando perde matéria, proteínas que constituem os fios. Isso acontece por uso inadequado de produtos químicos, excesso de tinturas, químicas, químicas incompatíveis, descoloração.

No meu caso foi devido a descoloração.

O que fazer para recuperar os cabelos que estão elásticos e/ou porosos?

cabelos-elásticos-porosos-danificados-mascaras -ig

1- Ter calma e paciência.

Sim, a primeira coisa a fazer é saber que esse processo não é do dia para o outro. É necessário ter calma e paciência, tratar o cabelo direitinho e ter em mente que dá sim para recuperar o cabelo! Talvez não todo o cabelo, talvez seja necessário até cortar um pouco, mas dá para recuperar boa parte, pode acreditar! Se desesperar não adianta!

2- Corte as pontas

Se o cabelo está elástico, provavelmente as pontas são as mais sofridas! O ideal é cortar, para tirar o aspecto feio e igualar o corte, já que elas se quebram e o cabelo fica todo “picotado”.

Além disso, dificilmente elas se recuperam depois de tanto desgaste! É a parte do cabelo que mais sofre, por ser uma parte mais fragilizada e mais “velha” do cabelo.

3- Invista na Reconstrução e Nutrição.

A reconstrução vai repor as proteínas perdidas, a queratina e seus aminoácidos. Os cabelos ficarão mais fortes, resistentes e reestruturados.

A nutrição vai repor as vitaminas e lipídeos, tratar a aspereza e ajudar a selar a reconstrução nos fios. A nutrição já faz a etapa de hidratação, pois geralmente já possui componentes de hidratação, vale a pena investir só na nutrição mesmo! O único problema de se usar só máscaras nutritivas é que o cabelo tende a ficar pesado e oleoso, mas isso não fará diferença para um cabelo que está elástico e/ou poroso.

Leia mais sobre reconstrução, nutrição e hidratação aqui.

4- Qual a ordem dos tratamentos?

Por experiência, eu indico o seguinte:

Observe o seu cabelo…

 

O cabelo está elástico e mole quando molhado e quando está seco a aparência é de um cabelo áspero?

Faça nutrição – nutrição – reconstrução até o cabelo se recuperar.

 

O cabelo está elástico e mole quando molhado, mas quando seca a aparência é normal?

Faça reconstrução – nutrição até o cabelo se recuperar

 

Isso quer dizer que em uma lavagem você vai fazer uma nutrição, e na próxima uma reconstrução, por exemplo.

Essa sequência é muito importante, pois se o cabelo está poroso, isto é, com as cutículas abertas, a reconstrução não fará efeito! O fio não consegue “segurar” os produtos de tratamento quando está nesse estado!

Depois de tratar a aspereza, a reconstrução será fixada no fio, reestruturando e doando força para tratar o cabelo elástico.

Não se preocupe que você vai fazer tantas reconstruções em pouco espaço de tempo! Muito se fala que a queratina em excesso é prejudicial aos cabelos, rola até um certo medo dela, mas a queratina só é prejudicial quando o seu cabelo não está precisando dela, o que é totalmente diferente do caso de quem está com o cabelo elástico.

Porém depois de tratado, use queratina somente a cada 15 dias ou 1 mês.

5- Quais máscaras usar?

Você pode escolher máscaras de reconstrução e nutrição de sua preferência, mas eu vou indicar as que me ajudaram no processo de recuperação dos meus cabelos quando estavam elásticos.

Para a reconstrução:

reconstrução-cabelos-elásticos-porosos

Repair Rescue: Essa máscara é a melhor quando se fala em reconstrução. Recomendo fortemente, vale a pena investir!

RMC System  Sistema repositor de massa capilar – Amend: O ideal é usar o kit, pois eles se complementam, mas se só quiser investir na máscara já ajuda.

Essa máscara é ótima porque ela possui vários componentes para reconstrução, mas possui grande quantidade de componentes de nutrição, é tipo 2 em 1. Para potencializar o efeito reconstrutor, adiciono 5 a 10 ml de queratina líquida

Queratina líquida- Bio Extratus: Essa queratina é perfeita, reestrutura e reconstrói o cabelo de forma muito eficiente. Deve ser utilizada diluída em água para fazer cauterização ou adicionada ao creme de tratamento. Eu prefiro usar no creme de tratamento, misturo 5 a 10 ml na máscara, como disse acima.

Para a nutrição:

 

nutrição-cabelos-elásticos

Discipline Liss – Amend: Essa máscara é rica em óleos de avelã e camelina, ômega 3 e 6. Apesar de ser indicada para cabelos lisos, mesmo quem tem cabelos cacheados ou crespos podem usar, pois vão se beneficiar dos lipídeos e vitaminas presentes nela. É uma das melhores que conheço em se tratando de nutrição.

AMO – Yenzah – Óleo de argan e macadâmia para uma excelente nutrição dos cabelos.

Moisture Recovery – Joico: Essa máscara é rica em vários óleos, é a mais completa, pois ainda possui um pouco de queratina na composição. Amo essa máscara, mas sinceramente, as outras duas nacionais não ficam devendo em nada para ela.

Umectação: A umectação faz parte da nutrição, aqui ela seria um plus, um algo a mais. Você não deixa de usar as máscaras de nutrição, mas pode toda vez que for lavar, passar óleo 100% vegetal nos cabelos 1 hora antes de lavar, ou até deixar de um dia para o outro e lavar em seguida.

É isso, o post ficou maior do que eu esperava, mas está bem resumido, existe muito mais coisas a se falar desse assunto! E muita calma e paciência, que tratando direitinho o cabelo ficará saudável!

beijo

 

 

Comente com o Facebook


6 comentários

  1. Calma e paciência é chave do negócio né amiga! Confesso que quando algo dá errado não me adapto muito a essa regra não kk.. odeio esperar, acho que quem é loira entende né? rs… Agora a parte da tesoura é a pior, o meu cabelo era na bunda a 6 anos atrás, aí deu corte químico cortei chanel, decepção total. Mas amei o post, todos os produtos que citou eu uso e amo! Arrasou!!!

    Beijão gatona

    http://www.cuidadosevaidades.com.br

    1. Aii Cris, que triste! Eu tbm já tive que cortar muito, toda vez que retoco as luzes acabo tendo que cortar um pouco! 🙁
      Mas aprendi a ter paciência, sim… é difícil mas a gente consegue! rsrs

      beijo minha Diva

    1. A gente só aprende passando perrengue, né?! Foi assim comigo, tbm tive que cortar bastante, hoje meu foco é fazer crescer de novo! 🙂
      Obrigada, linda!
      beijo

Deixe o seu comentário!