cabelos

Cronograma Capilar – Como identificar do que o cabelo precisa

Para ter um cabelo saudável e bonito é necessário saber que ele precisa dos três principais tratamentos: Hidratação, Nutrição e Reconstrução.

Hidratação: Tem a função de dar água para o cabelo. Sim, nosso cabelo também tem sede e precisa de água. Mas não é H2O, água que cai do chuveiro. São ativos específicos para tratar dos cabelos e que têm água em sua composição ou ativos que têm afinidade com água, que fazem o cabelo reter água e umidade.

hidratação-cabelos

Nutrição: Tem a função de nutrir, alimentar o cabelo. Os ativos utilizados na nutrição são ricos em vitaminas e ácidos graxos essenciais para o cabelo. Esses ativos também impermeabilizam o cabelo, impedindo que a água presente no fio evapore.

cabelos-nutrição

 

Reconstrução: Tem a função de reconstruir e reestruturar o fio. Quem tem químicas ou expõe os cabelos às altas temperaturas do secador e chapinha precisa fazer reconstrução a cada 15 dias. Quem não faz nada disso pode fazer a cada 1 mês. Mesmo um cabelo sem químicas/virgem perde massa e proteína na lavagem ou exposição ao sol, por exemplo. Já teve épocas de eu fazer reconstrução 1 vez por semana, ou até 2 vezes seguidas, porque meu cabelo estava realmente muito danificado, mas falo disso depois.

cabelos-reconstrução

 

Além de identificar esses ativos na composição, é necessário também verificar a ordem em que eles aparecem na lista, pois geralmente as empresas colocam em ordem decrescente: do mais presente ao menos presente. Não existe uma regulamentação para isso, mas a maioria das empresas seguem esse padrão.

Por exemplo: Uma máscara que possui em sua composição “Pantenol” na primeira fileira de componentes, em seguida “óleo de argan” e nos últimos aparece a “Queratina”, quer dizer que essa máscara é de Hidratação, mas possui leve poder nutritivo e reconstrutor.

Fazer esses principais tratamentos é muito importante, mas mais importante ainda é saber identificar o estado do cabelo e o que ele precisa no momento!

Comente com o Facebook


6 comentários

  1. adorei, ainda mais que ficou super bem explicado, sempre vi e ficava curiosa pra saber o que era cada um, e nunca entendi bem kkkk mas agora tirou minhas dúvidas.
    Beijos.

    1. Que bom saber disso, linda! Eu postei mais para fazer uma introdução do que vem por aí, já que amo testar produto para cabelos…Pensei que ninguém aguentava mais esse assunto kkkk obrigada! beijo

Deixe o seu comentário!