cabelos

Férias (temporárias) para o secador e chapinha – Tô de cacho

Poucas pessoas sabem que meu cabelo natural é cacheado.

Tanto as pessoas que conheço pessoalmente, como as que só me conhecem virtualmente, estão acostumadas a me verem só com o cabelo chapado e liso.

Juro que eu nem lembro mais quando foi a primeira vez que fiz escova progressiva, acho que eu tinha uns 19 anos, hoje tenho 29, ou seja, 10 anos de cabelo alisado.

 

Eu fiquei uns 2 anos sem utilizar a química para alisar, e mantinha o cabelo alisado só com chapinha. Claro, usando protetor térmico, defrizante, e outros produtos que protegem do calor e ajudam a manter a forma alisada dos cabelos. Além disso, sempre tratei muito com máscaras, cronograma capilar, umectações e tudo mais.

Há uns 6 meses eu resolvi fazer uma progressiva novamente. Até onde sei, sem formol. No primeiro mês eu gostei do resultado. É muito mais prático não ter que se preocupar tanto com a finalização depois de lavar os cabelos.

O tempo foi passando e fui sentindo que as cutículas dos meus cabelos foram abrindo de tal forma que nada segurava, nem tratamento e nem matização. Tentei de tudo: acidificante, umectações, pré-poo em todas as lavagens, cronograma capilar. Enfim, tudo o que poderia fazer eu fiz!

Antes de ter feito essa progressiva, eu conseguia só alisar o cabelo com a chapinha e os danos causados por ela eram quase imperceptíveis porque eu tratava muuuito! Mas agora percebi que precisava fazer algo a mais para recuperar os cabelos.

Aí comecei a pensar nos danos que a chapinha faz nos cabelos. E como eu sempre utilizei chapinha, comecei a cogitar a possibilidade de dar um tempo e deixá-la de lado um pouco enquanto faço um intensivão de cuidados com os cabelos para recuperá-los.

A chapinha desidrata os cabelos, alguns especialistas da área afirmam que ela retira até 70% da umidade do fio. Sabe quando usamos uma máscara ou tratamento nos cabelos e depois finalizamos com chapinha? Grande parte do resultado do tratamento nós perdemos com esse processo.

Por isso quando leio alguem dizendo que todo cabelo finalizado com chapinha fica lindo, tenho que discordar! Se o cabelo permanece bonito, sedoso, com brilho, aparência de hidratado e saudável mesmo depois da chapinha, é porque o tratamento é bom mesmo!

Um cabelo danificado, poroso e com pontas espigadas, tende a ficar pior depois do uso da chapa. E com o tempo, a situação do cabelo vai se agravando.

Mas não adianta, eu gosto do meu cabelo alisado mesmo! Eu acho lindo quem consegue manter o cabelo cacheado, bem definidinho e com volume ideal. Mas não é pra mim!

Eu até já tentei fazer a tal transição capilar, que é deixar de usar químicas para alisar e assumir as ondas, mas eu me olhava no espelho e já não me reconhecia sabe? No fim eu ficava frustrada, achando que isso era “não aceitação”. Mas na verdade, não aceitação e você fazer algo que não te deixa feliz! E se hoje temos tantas possibilidades de mudar de cor ou de formato dos cabelos, com tantos produtos e aparelhos que possibilitam e facilitam as transformações, porque não usar e fazer o que se tem vontade, certo?

Eu só estou dando esse tempo na chapinha porque preciso mesmo descansar os cabelos e fazer com que os tratamentos sejam mais efetivos. Mas depois volto ao cabelo alisado e feliz! Estou até pensando em fazer um botox pra selar todo esse tratamento e facilitar o processo. Até eu sentir que os cabelos estão recuperados eu penso no que fazer.

E vocês, usam muito o secador e chapinha? Ou mantem o cabelo natural, liso ou cacheado?


Te convido a conhecer e curtir a página do blog no Facebook: https://www.facebook.com/bemmequeroblog e no Instagram: @bemmequeroblog https://www.instagram.com/bemmequeroblog e fique sabendo sempre que tiver resenhas e posts novos!

 

Comente com o Facebook


8 comentários

  1. Oi, eu estou em transição capilar. Fiquei morrendo de medo de não conseguir me enxergar cacheada mas tenho gostado deste processo. Estou muito feliz, até agora rs. Se você ama cabelo liso, é só da um tempo, cuidar bem do cabelo e depois voltar a alisar. O importante é sermos felizes do jeito que a gente gosta de ser né? Espero que seu cabelo se recupere bem e logo. Beijos
    Charme-se

  2. Nossa, eu uso bastante chapinha no cabelo e minhas madeixas se eu não cuidar, fica parecendo um cabelo de milho. kkkk
    Eu adorei as dicas, preciso criar coragem para assumir meus cachos, que são misturados com 3B e 3C.
    Beijos. ♥

    Diário da Lady

Deixe o seu comentário!