cabelos

Método UCPE para retirar a umectação dos cabelos

O método UCPE garante que os benefícios e resultados obtidos com a umectação capilar sejam preservados. Eu falei nesse post aqui que utilizava creme antes do shampoo para ajudar a retirar a umectação e pouco tempo depois, descobri essa técnica e achei bem mais eficiente, porque não precisa nem usar o shampoo.

Se ainda não sabe o que é umectação, aqui tem um resumo: Umectação Capilar

Se você já é adepta da umectação, deve ter percebido uma certa dificuldade em remover o óleo dos cabelos. E quando vai lavar, precisa usar muito shampoo: 2, 3 demãos ou mais, para conseguir remover todo o óleo.

O problema de remover o óleo do cabelo aplicando o shampoo direto é que acaba ressecando os fios e até retirando parte do tratamento que foi feito nos cabelos.

Isso acontece porque quanto mais shampoo você usa, mais as cutículas do cabelo se abrirão e o shampoo removerá não somente o óleo que  foi aplicado, mas também os nutrientes depositados nos fios. Assim, algumas áreas dos cabelos ficarão ressecadas e sem vida devido a agressividade e adstringência do shampoo.

Então surgiu essa técnica, provavelmente criada por alguma cacheada (gringa talvez), onde utilizamos um creme/condicionador que vai se juntar ao óleo que está no cabelo, e quando enxaguar, a água removerá o creme + óleo.

Para fazer é só seguir o passo a passo abaixo:

 

Bem simples:

  • Fazer a umectação com óleos vegetais e deixar o óleo nos cabelos pelo tempo de costume (eu deixo no mínimo 2 horas) ou fazer a umectação noturna (minha preferida!).
  • Aplicar um creme que seja livre de petrolatos, parafina e silicones, mecha a mecha, enluvando. Aplique até sentir que todas as mechas estão com o creme. Vai muito creme mesmo nessa etapa, não tem como economizar.
  • Pausar por 30 minutos a 1 hora.
  • Enxaguar com água morna.

Por experiência própria, sugiro utilizar condicionador depois para evitar o frizz. No caso de utilizar condicionador/creme com antóferos (agentes de limpeza) o uso de condicionador é obrigatório. Os cremes que vem escrito Co-wash, geralmente possuem antóferos.

É importante não utilizar fonte de calor como secador, difusor, chapinha e babyliss no dia que fizer o método. Deixe para usar após a próxima lavagem, que pode ser 24h depois.

Qual creme utilizar para técnica?

Temos que olhar na composição e ver se o creme é livre de petrolatos, parafina, óleo mineral e silicone, que são substâncias não solúveis em água. Como não usaremos shampoo, pode ocorrer acúmulo de resíduos nos fios, tornando o cabelo opaco e pesado.

Para facilitar, são os creme liberados para as técnicas No Poo e Co-wash. Felizmente, muitas marcas nacionais já indicam na embalagem se o produto é “Liberado”, ou já consta “No Poo” ou “Co-Wash”.

Abaixo algumas sugestões dos cremes que podem ser usados:

Como utilizamos uma boa quantidade de creme para fazer essa técnica, as melhores opções são aqueles que vem mais e são mais baratos 😉

Obs: Os cremes que vem escrito Co-wash, geralmente possuem anfótero betaínico – cocoamidopropil betaína. É obrigatório utilizar um condicionador comum depois para fechar as cutículas dos fios.

O creme pode ser utilizado na raíz?

Poder, pode. Esses cremes foram feitos justamente para as adeptas das técnicas que usam shampoo sem sulfato (low poo) ou não usam shampoo (no poo), e elas usam na raíz, sim. Mas se você não se sente confortável, veja a resposta da próxima possível pergunta abaixo.

Cabelos oleosos podem fazer essa técnica?

Assim como quem tem cabelos oleosos podem fazer a umectação, também podem fazer a técnica UCPE. Mas se você tem oleosidade excessiva e vai se sentir melhor, depois de enxaguar o creme, pode usar shampoo na raíz e puxar a espuma para as pontas. Os resultados serão os mesmos? Não, mas é melhor do que lavar direto com shampoo, com certeza!

O cabelo fica oleoso e pesado? 

O MEU cabelo é fino, com tendência a pesar com facilidade, mas ele não fica oleoso/pesado quando uso essa técnica porque o creme é bem levinho e é enxaguado. Se eu quiser ficar sem lavar por mais de 24h, consigo tranquilamente.

Mas pode acontecer, sim com quem tem os cabelos com tendência a ficarem mais pesados e oleosos ainda que os meus, mas não acredito que seja algo que incomode. O bom é testar pelo menos 1 vez, depois adapta como preferir: usando o shampoo depois ou fazer com menos frequência.

De quanto em quanto tempo utilizar a técnica?

O ideal é fazer umectação 1 vez por semana ou a cada 15 dias, certo? Então pode-se realizar a técnica toda vez que fizer o tratamento. Só tem que se atentar que deve ser em um dia que você não se importe em não finalizar o cabelo com fonte de calor e que 24h depois deve lavar como de costume, com shampoo.

Quais são os resultados esperados?

Cabelos com o peso que toda nutrição dá, os fios ficam mais alinhados e com menos frizz e volume.

O método UCPE exige só mais um pouco de tempo na etapa de nutrição, mas no final vale a pena pelo resultado!


Te convido a conhecer e curtir a página do blog no Facebook: https://www.facebook.com/bemmequeroblog e no Instagram: @bemmequeroblog https://www.instagram.com/bemmequeroblog e fique sabendo sempre que tiver resenhas e posts novos!

 

Comente com o Facebook


4 comentários

  1. Não sou tão chata com aromas, mas achei aquele bem mais ou menos! hahaha! Mas tirando esse detalhe é um bom desodorante! 😉

    Não faço muitas umectações, mas é sempre legal saber desses métodos! Gostei que você esclareceu bastante coisas para as oleosas (eu sou bem oleosa).

    Ótima sexta!

    Beijo! ^^

Deixe o seu comentário!