diversos

Validade média dos produtos cosméticos e de maquiagem

Vocês já pararam pra pensar que seus cosméticos e maquiagens não vão durar pra sempre? E não digo sobre usar até acabar, não. Eles perdem a vida útil muito antes disso acontecer!

Já ouvi e eu mesma já disse muito aquelas frases: “Gosto tanto, uso com dó de acabar”, ou “paguei tão caro, economizo para não acabar logo”. Essa economia faz você perder muito mais dindim do que imagina! Primeiro porque vai perder seus produtos sem nem ter usado direito, segundo porque pode causar danos sérios à saúde da sua pele, e aí os gastos para tratar serão ainda maiores.

Os ativos e conservantes que estão presentes na composição dos cosméticos passam por testes em laboratório para determinar por quanto tempo eles ainda preservam seus benefícios e função de agir contra os micro-organismos.

Mas a ação desses componentes também é alterada de acordo com a exposição ao oxigênio, armazenamento ou manuseio dos produtos, por exemplo. Por isso, algumas marcas indicam a validade dos produtos a partir da data de fabricação, mas depois que o produto foi aberto, o prazo de validade passa a ser outro, justamente por causa dessas ações externas.

Exposição ao oxigênio, Armazenamento e manuseio alteram a validade dos produtos

É muito comum em produtos importados vir estampado um desenho de um pote aberto junto com a informação de quando tempo ele pode ser usado depois que você abriu. Mas nos produtos nacionais, raramente vemos a informação de validade dessa forma.

É importante se atentar a isso e não usar produtos fora da validade ou que já estão abertos e esquecidos há um tempão porque aumentam os riscos contaminação, provocando alergias, dermatites e infecções na pele.

Resumidamente, os produtos cosméticos têm em média o prazo de validade de 1 a 2 anos enquanto fechados, e depois de abertos, podem ser utilizados por 3 a 12 meses (alguns até 24 meses) sem colocar sua saúde em risco. Essa média pode variar de acordo com o tipo de produto, por exemplo, produtos em pó costumam durar mais do que os líquidos ou cremosos.

Fique sempre de olho no que vem impresso na embalagem do seu cosmético. E se perceber qualquer alteração na cor, cheiro ou textura do seu produto, suspenda o uso e jogue fora! Se está diferente de quando foi comprado, é porque está impróprio para o uso!

Cuidados ao armazenar e manusear

Alguns cuidados podem ser tomados para prolongar a durabilidade de seus produtos, enquanto ainda estão na validade:

  • Proteja seus produtos do sol e umidade, guarde em local fresco e arejado.
  • Leve no nécessaire somente o que realmente vai utilizar para retoques, para evitar que sejam expostos a umidade e calor dentro da bolsa.
  • Utilize espátulas para pegar os produtos do pote.
  • Utilize pincéis e esponjas de maquiagem limpos.
  • Feche muito bem a tampa depois de usar o produto.

Resista à tentação de comprar o que você já tem ou não precisa

Eu já fui do tipo que não resistia à tentação de comprar uma máscara de cílios “queridinha do momento” por toda a internet, mesmo tendo 5 (ou mais) abertas e também já cheguei a gastar X reais em uma loja com produtos que eu nem queria tanto, mas só porque de “brinde” eu ia ganhar um pó compacto que ia vencer em dois meses!

Mas agora, fico bem de olho em tudo e infelizmente até tive que jogar muita coisa no lixo por causa daquela fase bad que passei e não queria saber de nada!

Já que comprou, use sem Dó!

Então, fica a dica: já que comprou, gastou, use sem dó! Ou melhor ainda, procure produtos com preços mais em conta que fazem a mesma coisa que um caríssimo, principalmente esses que tem o prazo de validade tão curto!


Te convido a conhecer e curtir a página do blog no Facebook: https://www.facebook.com/bemmequeroblog e no Instagram: @bemmequeroblog https://www.instagram.com/bemmequeroblog e fique sabendo sempre que tiver resenhas e posts novos!

Postado por
Comente!

Comente com o Facebook


Deixe o seu comentário!